O primeiro RPG surgiu em 1974 e nessa época não passava de um complemento para um jogo de miniaturas, chamado Chainmail. Esse foi o início de uma revolução mundial no assunto, jogos de tabuleiros.

A possibilidade infinita de criação de mundos e personagens, e de mergulhar neles interpretando os mais variados heróis, em qualquer época temporal e com acesso a qualquer nível tecnológico, trouxe aos amantes dos jogos a utopia para suas mentes.

A evolução do RPG a partir desse momento é praticamente impossível de se mensurar. Hoje contamos com tantos mundos e sistemas que é impossível de encontrar uma pessoa ou um acervo que possua todos. Novos mundos e novos sistemas são criados e reinventados todos os dias, e a cada dia mais pessoas de qualquer faixa etária se arriscam a pelo menos experimentar os prazeres mentais que o RPG pode proporcionar.

Muito além do que já foi escrito, o RPG traz muitos benefícios em muitos aspectos da vida de quem o pratica. Interação social, desenvolvimento cognitivo, trabalho em equipe, didática, conhecimento em física, química, biologia, matemática, história, gramática, literatura e outros. Melhora na capacidade de expressão e habilidade de falar, tomada de decisão, estratégia e fusão dos conhecimentos específicos para a resolução de desafios.

Muito mais que um jogo, uma fonte de conhecimentos e um cenário de aplicação de conhecimentos. Aprender enquanto se diverte. Não pela visão apelativa de disfarçar conhecimento em meio a diversão para tentar aprender ou ensinar, mas sim pela visão de que adquirir e desenvolver conhecimento é divertido.