Um tema que será muito abordado pela Taverna do Caneco quebrado é a questão da adição de tecnologia ao RPG. Sou muito adepto a tecnologia, mas logicamente quando vem a ajudar. E é ai que entramos em uma questão muito pessoal. Onde a tecnologia pode ou não pode ajudar é pessoal, pois cada um tem suas expectativas e dificuldades. E por isso colocarei muito da minha opinião e das minhas experiências nesse texto.

A necessidade de buscar por uma solução tecnológica veio a mim para resolver uma situação muito importante. No início no ano de 2015 teria que mudar de cidade por uns bons meses e isso traria logicamente o congelamento de minhas mesas. Porém a distância e a nova rotina poderiam sim trazer o fim as mesas presenciais, uma delas inclusive que jogávamos a mais de 5 anos.

Logicamente a primeira opção é congelar as mesas, vamos parar por um tempo e bla bla bla. Mas conheço pessoas que por essas ocasiões ficaram sem jogar por muitos anos. Logo, não era algo que eu queria que viesse a acontecer comigo. Então iniciei minhas buscas para ferramentas que me permitiriam continuar mestrando minhas mesas e tendo contato com meus amigos, logicamente.

Enfim, me mudei, me adaptei a nova rotina e iniciei minhas pesquisas. Foram meses nisso, então eu estava um tanto ansioso para conseguir jogar. Meus dias de pesquisa levaram a duas plataformas muito conhecidas para RPG, Fantasy Grounds e Roll20. Eu estava disposto a gastar algum dinheiro para acesso total as plataformas (porque em quesito gratuito o Roll20 em minha visão não tem concorrente), e por isso constatei essas duas como sendo as melhores em custo e benefício que pude encontrar. No fim escolhi e comprei o Fantasy Grounds.

No momento em que você mestre coloca o pé nesse nicho de RPG online, algumas informações são essenciais para que o RPG online consiga realmente se igualar ao RPG clássico. Abaixo uma lista do essencial:

  • Internet de pelo menos 20 Mbits (é possível com menos, mas em alguns momentos frustantes);
  • Um bom Headset ou um bom microfone e um bom phone;
  • Uma boa webcam;
  • Um bom computador (eu pelo menos quando mestro online tenho muita coisa aberta);

Com esses itens em mãos, agora você mestre pode dar o primeiro passo com firmeza em mestrar RPG online.

Agora que você possui os recursos básicos, você precisa escolher sua plataforma. Existem umas boas opções no mercado, mas em minha opinião as melhores de longe são Fantasy Grounds e Roll20, sendo que se você não tem ou não quer gastar dinheiro em plataforma, a versão gratuita do Roll20 é a mais completa que conheço. Escolha sua plataforma, estude-a e inicia a montagem de suas campanhas.

Vamos agora para a segunda parte para que o RPG online aconteça, os jogadores.

Será muito fácil conseguir jogadores a partir do momento em que for mestrar online. Fazendo post em grupos de RPG no facebook, em menos de meia hora já terá seu time. E é então que eu vos aconselho. Exija os seguintes itens:

  • Internet de pelo menos 5Mbits;
  • Um bom Headset ou um bom microfone e um bom phone;
  • Uma boa webcam, isso se for querer olhar os jogadores enquanto joga, pode ser sem;

A comunicação de vocês deve ser muito boa e aconselho a webcam para todos poderem acompanhar as expressões uns dos outros. Então se você possui todos os requisitos sitados a cima, seja feliz e jogue RPG com pessoas espalhadas pelo mundo sem problemas.

Hoje mestro para jogadores de todo o Brasil, jogadores do Rio Grande do Sul, Tocantins, BH, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e outros. E com isso vem amizades e possíveis viagens para conhecer lugares que talvez nunca fosse. RPG é família e amigos, eu mesmo mestrei para mais de 30 jogadores espalhados pelo país só no ano passado, e espero a cada ano aumentar nosso grupo de amigos participantes das mesas da Taverna do Caneco Quebrado. Venha também fazer parte, compareça aos nossos eventos e conheça nossa equipe, RPG é o que não vai faltar a você!